Li agora mesmo este comentário numa noticia publicado sobre o mundo do Futebol e sobre o proximo encontro entre a Alemanha e Grécia.
"Aparentemente o que tem a ver futebol com VW? Para mim, tem muito, para outros não tem nada.
"Aparentemente o que tem a ver futebol com VW? Para mim, tem muito, para outros não tem nada.
Vejamos: pq se compram tantos VW quando a Citroën tem a melhor suspensão do mundo e motor mais económico?
As respostas normais é pq a VW é alemã e portanto é boa, tem qualidade, blá,blá.
E a Citroën? Pois..mas..VW é VW.
Ora, é preciso impor 1º a marca, neste caso da bola, é a marca Portugal.
Portugal = a Qualidade, Criatividade e Eficácia.
As respostas normais é pq a VW é alemã e portanto é boa, tem qualidade, blá,blá.
E a Citroën? Pois..mas..VW é VW.
Ora, é preciso impor 1º a marca, neste caso da bola, é a marca Portugal.
Portugal = a Qualidade, Criatividade e Eficácia.
Ora, isto dá que pensar...
O futebol não me interessar é algo pouco comum nos dias de hoje. Mas é verdade que não alinho pela maioria do rebanho. Contudo é verdade que nestas alturas vibro com a seleção nacional tal como a maioria dos portugueses.
Isto pode parecer um contrasensso pois durante o resto do ano quase não vejo Bola e muito menos compro jornais ou
sigo atentamente todas as palermices que envolvem este mudo de bestiais e de bestas.
O meu tempo e o meu dinheiro são melhor empregues em outras actividades!
Mas nesta altura vibro com a seleção de Portugal. Até agora pensava que apenas por ser Portugues.
Mas o comentário levou-me a questionar se seria apenas isso...?????
Ora hoje em dias as guerras travam-se noutros planos. No plano economico e dos mercados. No plano politico. No plano televisivo e mediatico. E claro, muito obviamente, no plano desportivo!
É uma especie de batalha aquilo que se assiste no futebol. Estilizada, é verdade, mas com o mesmo impeto, alarme e necessidade que uma verdadeira guerra leva. Todos defendem os seus e apoiam os da sua casa. Alguns não... Por outras razões tentam que este "exercito" seja derrotado. Mas claro sempre houve traidores e interesses pessoais em todas as guerras.
A verdade é que através de coisas como estas, Jogos de futebol, se constroem reputações de paises.
A eficacia alemã é assim tão verdadeira? Serão os alemães frios? Serão assim tão cerebrais e disciplinados? Talvez não... Conheço muitos e tenho a senssação que são muito semelhantes à maioria de todas as outras pessoas em todo o mundo, cada um com as suas qualidades e defeitos mas a maioria nem encaixa nesse esteriotipo de disciplina, competencia e fiabilidade que lhes é conferido.
Mas o facto de isso ser uma constante neste jogo traduz um sentimento dos outros em relação a este pais... E isso constroi uma reputação. Fiaveis, disciplinados e competentes para os alemães... apaixonados, criativos e belos para os italianos... cabeças quentes e persistentes para os Ingleses... etc...
Todas as qualidades e defeitos que as equipas colocam em campo contra os seus adversários, "paises", nesta "guerra" simulada, são analisados e servem para criar uma identidade e uma personalidade reconhecida pelos demais. Assim eram as guerras. Os povos eram tambem conhecidos por aquilo que punham no campo de batalha e que faziam.
Por isso é importante ganhar. Ganhar bem, e se possivel, simplesmente cilindrar todas as outras esquadras para gaudio dos nossos apoiantes... Por isso apoio a seleção nacional. Não pelos futebois mas pelo que isso significa na construção de uma reputação para o nosso pais. Quanto melhor ela for e mais conhecidos formos melhor. Pouco importa se ganhamos ou não... Mas temos construido uma imagem de pais que é capaz de ter dos melhores do mundo, que são criativos e competentes e que sabem superar as dificuldades.
Isso é importante e não pode ser desprezado no panorama mundial e de como o mundo funciona e existe.
Força Portugal!
Sem comentários:
Enviar um comentário