Coisas de tontos

Existem várias coisas tontas e menos tontas sobre as quais podemos falar. Aqui vamos falar de muitas. Todos os temas e assuntos são dignos de serem apresentados. Queremos ser um Blog generalista com um pouco de tudo, desde piadas a assuntos financeiros.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Onde comprar Vitamina K2

Vitamina K2

Esta vitamina é talvez um dos mais bem escondidos segredos da nutrição.
Pelo que tenho lido e tenho vindo a descobrir esta vitamina, é uma importante vitamina no que toca a boa condição óssea.
Vitamina K2 Solgar

Mas a vitamina K é bastante comum e está presente nas hortaliças, certo?

Certo. Contudo tem se vindo a descobrir que existem duas vitaminas K. A K1 e a K2.
A Vitamina K1 é normalmente encontrada nas hortaliças e está relacionada com a fluidez sanguínea. É muito importante pois esta vitamina torna o sangue mais fluido e como tal tem o mesmo efeito que medicamentos anti-coagulantes; que pessoas com o sangue espesso precisam de tomar para impedir a criação de coagulos e trombos que podem dar origem a AVC ou outras patologias relacionadas com o espessamento do sangue.

Mas então a K2 seria semelhante...???
Contudo não é verdade, nem se pode dizer que a vitamina K1 possa ser transformada ou de alguma forma usada como a K2.
Elas são muito diferentes. A vitamina K2 está relacionada com a fixação do cálcio nos ossos.
Note bem, fixação de cálcio nos ossos. Algo muito importante e fundamental para pessoas que tem doenças como a osteoporose ou para quem pretende evitar essas doenças.

OK. Mas não é o calcio e/ou a vitamina D que são responsáveis por prevenir a osteoporose?
Em parte é verdade. Mas não completamente. Falta um elemento, a vitamina K2.
O cálcio é fundamental para prevenir a osteoporose! porque?
Porque se o seu organismo não tiver cálcio disponível para ser depositado nos ossos, dará origem a descalcificação, que é o que é a osteoporose.

Agora, ter cálcio disponível, por si só, não resolve o problema.
O cálcio está amplamente disponível e serão poucas as pessoas que serão deficitárias nesse nutriente. As verduras tem bastante cálcio, bem como o leite, os ovos, a carne. Portanto se tiver uma deita mais ou menos equilibrada, em que consuma regularmente produtos lácteos, ou se não os consumir, comer ovos e carne ou peixe o seu organismo em principio terá bastante cálcio disponível.
Isso pode ser facilmente verificável com uma analise ao sangue.
Portanto, pelo cálcio não deverá ter problemas.
Mas muitas pessoa aconselham tomar suplementos de cálcio, mesmo médicos. Os suplementos de cálcio, para alem de provavelmente serem desnecessários, tal como explicado acima, podem ser perigosos. O cálcio não natural, ou seja, aquele que não é ingerido através da alimentação mas através de suplementos, é sintetizado e pode ser perigoso. Está mais ou menos provado que o excesso de cálcio no organismo pode levar a calcificação das artérias aumenta aumentando o risco de ataque cardíaco. Nada de bom.
Inclusive, alguns organismos oficiais, por exemplo em portugal tem estado a manifestar-se contra a toma de suplementos de cálcio pela população.
O infarmed e vários médicos tem-se manifestado contra a toma sem supervisão de suplementos como o calcitrim e outros do género e do risco envolvido.

Tem Razão.

A razão pela qual eles falam contra isso é apenas porque estas marcas estão a tirar mercado aos suplementos dos grandes grupos farmacêuticos, nada mais. Estão pouco preocupados com as pessoas e com o seu bem estar. Por isso falam contra, como se o medico fizesse melhor. Não faz, nem explicam qual a razão para isso ser desaconselhado. Essa parte não importa porque somos todos demasiado ignorantes para entender. Os médicos são deuses que tudo sabem e nunca erram.

O cálcio entra na corrente sanguínea e terá de ser depositado ou usado em algum lugar. Ele é usado para várias funções em várias partes do corpo. Não apenas nos ossos, os musculos também precisam de uma grande quantidade de cálcio. Contudo se for em excesso, e principalmente se for um suplemento, que cria um enorme pico de disponibilidade deste nutriente no organismo, muito mais do que ele pode precisar para as suas necessidades normais e regulares, o nosso organismo terá de fazer alguma coisa com ele. Vai depositar esse cálcio nas artérias, e desta forma tornando-as menos elásticas e mais susceptíveis de entupimento ou ruptura, o que pode conduzir a problemas cardíacos graves. Como uma mangueira velha que está ressequida. Quando a usamos sem perceber aparecem buracos e fuga de agua por todo o lado... Quando está nova é elástica e flexível e por isso não tem fugas.
Um estudo mostrou que, pessoas a tomarem suplementos de cálcio tem muito maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco do que os que não tomam.
É mais ou menos como a calcificação da sua maquina de lavar. Se estiver a usar uma agua com muito calcário isso vai trazer problemas para a sua maquina calcificando tubos e peças da maquina e gerando problemas. O nosso corpo é semelhante e funciona basicamente, de uma forma grosseira, da mesma forma. Por isso existem pastilhas para usar na maquina de forma a que isso não aconteça e os seres humanos também tem medicamentos que funcionam de maneira semelhante.
O cálcio "natural" dos alimentos não tem esse efeito porque é em menor quantidade e é absorvido pelo organismo muito mais lentamente. Logo a sua disponibilidade para o organismo vai sendo ao longo de um maior tempo permitindo o organismo ir usando o cálcio como e onde necessário.

OK, então já entendemos o que faz o Cálcio. e a Vitamina K2?

Já lá vamos.
Ora se o cálcio é preciso e é usado pelo organismo para calcificar os ossos, e se está disponível, porque é que nem sempre isso acontece.
Porque aqui entram em jogo mais algumas variáveis.

A vitamina D e a vitamina K2.

E qual é que é o problema destas vitaminas? É que elas são fabricadas pelo nosso próprio organismo... e podem, eu diria de forma comum por diversas razões, não serem fabricadas em quantidade suficiente... Isso vai sendo cada vez mais normal a medida que envelhecemos. Apanhamos menos sol e por isso menos Vitamina D é criada pelo nosso organismo e a Vitamina K2 é produzida pela fermentação, isso acontece no nosso intestino, e é normal que a medida que envelhecemos também vá sendo produzida menos...

Então, mas se temos o cálcio, porque o nosso organismo não o usa nos ossos?
É mais ou menos como fazer uma fogueira. Posso ter lenha mas isso não faz uma fogueira. é preciso uma acendalha e fósforos. Sem estes outros elementos não podemos fazer uma fogueira. Sem a lenha definitivamente não teremos fogueira, mas isso só não chega.

Assim e tendo em conta que cada vez será mais difícil ter vitamina K2 e vitamina D disponível no nosso organismo a medida que envelhecemos, faz todo o sentido usar alguns suplementos para colmatar essa deficiência. Alguns suplementos no mercado já tem todos estes componentes, e talvez por isso algumas corporações não gostem deles, porque funcionam e funcionam melhor do que os "normais" receitados pelos médicos e vindos de uma farmacêutica tradicional, não tem patentes e qualquer empresa os pode fabricar e vender desde que cumpra critérios mínimos. O cálcio e a vitamina D não são propriedade de ninguém...
De qualquer forma, continuo a dizer que a suplementação de cálcio, sobre qualquer forma me parece desadequada. Achamos que temos falta de cálcio... Mas isso talvez não seja verdade na maior parte das vezes. Já fiz e já tive conhecimento de outras pessoas que também fizeram analises ao sangue para verificar os níveis de cálcio e os mesmos estão perfeitamente normais, inclusive, por vezes até acima do normal, mesmo em pessoas com osteoporose completamente identificada... Portanto, pela minha experiência, verifico que o cálcio por si só não pode ser o único factor na falta de calcificação óssea.

Então e a Vitamina K2?

A Vitamina K2 é criada através de fermentação e alguns alimentos, nomeadamente os fermentados tem pequenas quantidades da mesma. O queijo é um bom exemplo. Mas essa quantidade é diminuta. Pelo que já li, a Vitamina K2 é sintetizada pelo nosso organismo, através de um processo de fermentação no nosso intestino. É possível que algumas pessoas tenham problemas nessa síntese, ou até mesmo que a nossa flora intestinal esteja afectada ou vá sendo afectada e que produza pouca ou nenhuma vitamina K2.

Um aparte, sabe que de cada vez que comemos um hamburguer da Macdonalds, cerca de 60% da nossa flora intestinal morre? Pense nisso. Precisamos dessa flora intestinal saudável para diversas funções, muitas delas que ainda nem sequer sabemos bem quais são; são organismos vivos que habitam o nosso intestino e que vivem em comunhão connosco, sem os quais não poderíamos viver.
Quando ingerimos alimentos cheios de conservantes e substancias nocivas ao nosso organismo, o que é cada vez mais comum nos tempos modernos, fast-foos, alimentos pre-feitos, alimentos tratados com herbicidas, fungicida, de agricultura intensiva, etc... é normal que a nossa flora intestinal seja afectada. Alem disso o nosso próprio envelhecimento também gera dificuldades nesses aspecto; de outra forma, antigamente, quando não existiam estas coisas modernas, todos vivam para sempre...

Posto isto como poderiamos obter a Vitamina K2?
Existe um alimento extremamente rico nessa vitamina. É o Natto.
Taça de Natto
O Natto é um alimento da cozinha Japonesa que basicamente são feijões fermentados. Este alimento tem elevadas concentrações de vitamina K2. Infelizmente esse alimento não é usual nos países ocidentais pois não faz parte da nossa cultura culinária e como é sensível não poderíamos importar do Japão porque não seria viável. Mas lá é bastante comum e barato.
Mesmo que fosse possivel, acho que poucas pessoas iriam conseguir comer este alimento. O seu sabor é bastante estranho e provavelmente desagradavél para a maioria das pessoas... simplesmente sabe a ranho! LOL acho que a maioria das pessoas não está com muita vontade de comer regularmente ranho japones... mesmo que digam que isso faz bem! lol
Como contornar isto? Com suplementos. Com suplementos de qualidades feitos a partir do Natto e que estão disponíveis de várias formas, nomeadamente em cápsulas para nosso comodidade e que podem ser facilmente adquiridos.

Vou já comprar! LOL

Errado. Em Portugal não consegui encontrar excepto da marca Solgar no Celeiro. E a um preço exorbitante... Felizmente existe a internet e o mercado é global.
Então como fiz?

Através de um site de venda de suplementos que fornece a nível global e com preços muito competitivos. Tenho adquirido lá a Vitamina K2 da Solgar a 1/4 do preço do celeiro que me é entregue por correio em cerca de 2 semanas sem quaisquer custos de envio... Muito Bom!

Tenho optado por este suplemento e não por outros precisamente pela minha opinião de que, a não ser que se tenha certeza de deficiência em cálcio, os suplementos de vitamina K2 com cálcio adicionado podem fazer bem por um lado, mas mal por outro. O da Solgar não tem cálcio adicionado, apenas estrato de Natto o que para mim é exactamente o que acho necessário.

Portanto se tem problemas de osteoporose e descalcificação dos ossos e precisa de uma solução para isso, pode experimentar tomar este suplemento e talvez encontre uma solução, se não para ficar melhor, quem sabe para pelo menos impedir o avançar da doença.

Aqui pode encontrar o suplemento de Vitamina K2 da Solgar mencionado.

8 comentários:

  1. Olá :)

    A Solgar é muito boa mesmo!

    Vale a pena ver na Loja Glamourosa:
    http://www.lojaglamourosa.com/loja/231-solgar

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Impressão minha ou já lá não tem a vitamina K2 nesse site?
    Sem portes mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que consigo ver, continua a ser possivel encomendar pelo site referido.

      Eliminar
  3. Tentei encomendar "on-line" mas o produto não chegou, supostamente por questões alfandegárias. Alguém me poderá dizer como contornar isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As questões alfandegarias não podem ser contornadas. É preciso ver quais são essas condições dependendo do pais. Em portugal apenas é necessário pagar os impostos devidos.

      Eliminar
  4. Tomo k2 porque tenho osteoporose e não sei o porque mas fico extremamente cansada quase nao consigo andar porque será? Alguém me sabe dizer?

    ResponderEliminar