Coisas de tontos

Existem várias coisas tontas e menos tontas sobre as quais podemos falar. Aqui vamos falar de muitas. Todos os temas e assuntos são dignos de serem apresentados. Queremos ser um Blog generalista com um pouco de tudo, desde piadas a assuntos financeiros.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Primeiro Hotel de Cortiça do Mundo em Evora

O primeiro Hotel completamente revestido a cortição está localizado em Evora. É claro que sendo Portugal um dos paises com maior produção e uso de cortiça não poderia ser de outra forma.



Hotel Ecorkhotel

O Ecorkhotel, Évora Suites & SPA é um novo conceito de hotel ecologico baseado no uso da cortiça como material de construção bem como outros materias facilmente obtidos e naturais da região alentejana.
O Ecorkhotel fica na periferia da cidade de Évora e é o primeiro hotel do mundo com um revestimento de cortiça. Inaugurado este mês, o projeto de hotelaria tem em conta a preocupação ambiental e apresenta uma nova forma de aproveitamento das energias alternativas.

O "eco-hotel" de quatro estrelas utiliza a energia geométrica e a energia solar para o aquecimento do edifício principal, para as piscinas e para o abastecimento de água do hotel.

Este é "um projeto inovador e diferente", que teve em conta "preocupações ambientais" na sua construção e que está pensado para obter "a máxima eficiência energética", explicou à agência Lusa Miguel Rosado da Fonseca, administrador da sociedade promotora.
 

"Vamos também ter painéis solares fotovoltaicos para produzirmos metade da energia elétrica que precisamos", adianta o responsável. A construção do hotel foi feita com o apoio de fundos comunitários e constitui um investimento total de sete milhões de euros.

Cortiça é isolante térmico e acústico
 
Todo o exterior do Hotel é revestido a cortiça, algo inedito no mundo. A cortiça "não leva qualquer produto químico" e atua como "isolante térmico e acústico", disse Miguel Rosado da Fonseca, que adianta que o mesmo tipo de revestimento foi utilizado nos pavilhões de Portugal na Expo 2000 em Hannover e na Expo 2010 em Xangai.

Além da aposta na eficiência energética, o administrador destacou que, na construção do hotel, existiram ainda "preocupações ambientais" e que "foi feito um esforço para se usarem materiais" que existiam na zona de Évora.

"Em vez de vir de outros sítios, a pedra que existia no próprio terreno foi britada e utilizada na construção" para contribuir para a "diminuição da pegada ecológica", exemplifica.

O Ecorkhotel tem 56 suites independentes com uma área de cerca de 70 metros quadrados cada, terraço, um quarto, uma sala e casa de banho. O hotel fica a cerca de quatro quilómetros de Évora, rodeado de sobreiros, azinheiras e oliveiras.

Uma boa opção para conhecer o Alentejo e relaxar na paisagem placida alentejana com um alojamento de alta qualidade situado no meio de sobreiros, azinheiras e oliveiras centenarias.


Quatos Ecorckhotel

Piscina do Ecorkhotel


Este hotel de quatro estrelas tem uma piscina exterior, um SPA bem como todos os outros serviços "normais" num hotel desta categoria. Internet Gratis é um plus e sem duvida que o design e arquitetura são uma pedrada no charco do Alentejo. No Restaurante - Cardo, a cargo do chefe Gonçalo Queiroz, poderá usufruir de uma gastronomia alentejana com um toque de sofisticação.


Comida Alentejana Gourmet


Sem comentários:

Enviar um comentário