Não cai nestes 6 erros de SEO
Por vezes algumas pessoas ou empresas contratam empresas de Marketing SEO ou do género, no sentido de que estas lhes prestem um serviço de optimização dos resultados obtidos nos motores de busca para os seus sites. Algumas destas empresas cobram uma mensalidade e garantem que os sites dos seus clientes surgirão no primeiro lugar das pesquisas no espaço de poucos meses. Provavelmente estarão a ser enganados na medida em que não é possível garantir um lugar nas pesquisas dos motores de busca e muito menos num curto espaço de tempo. É claro que é possível com trabalho, que algumas empresas legítimas fazem, melhorar o ranking das páginas nos motores de buscas. Mas garantir o que quer que seja, simplesmente não é possível.
Muitos de vós, provavelmente já se debateram com este tipo de questões de SEO. Ou seja Search Engine Optimization. Mas o que é isso realmente e como fazer para obter uma boa classificação e consequentemente os primeiros lugares das paginas de pesquisas nos motores de busca como o Google, bing ou yahoo?
Embora não seja um especialista na matéria, parece-me correcto inferir que se trata de uma mistura de senso comum, tempo e esforço. Podem guardar as carteiras pois o que vou dizer é de borla. LOL Mas não deixam de ser os erros mais comuns e o que deveríamos fazer em vez disso.
Erro 1: contratar qualquer companhia de SEO que faça garantias absurdas.
Embora existam empresas legítimas de que se dedicam especificamente a melhorar o ranking nos motores de busca dos sites dos seus clientes, essas não são as que normalmente lhe enviam montes de mails com os seus serviços e que prometem este mundo e o outro. Aliás as empresas sérias normalmente dizem logo à partida que não conseguem obter resultados em menos de 12 meses… Isto porque qualquer trabalho de SEO terá que ser progressivamente reflectido na “cotação” do seu site na internet onde ganhará maior relevância face a outras páginas. E claro que a optimização para os motores de busca é apenas uma parte de uma estratégia de marketing mais abrangente.
Portanto tenha cuidado com as propostas aliciante que lhe façam a este nível.
A razão para evitar este tipo de serviços é porque, primeiro a maior parte das coisas podem ser feitas por si, Segundo porque não é garantido que estas empresas não possam eventualmente prejudicar o seu ranking em vez de o melhorar.
Erro 2: Comprar Backlinks
Uma das formas usadas pelo Google para aferir o ranking do seu site é pela quantidade de backlinks que ele tem de outros sites. Basicamente funciona como um sistema de votação onde cada hiperligação conta como um voto. Quantos mais votos mais relevante é esse site. Ora, como é obvio, obter backlinks é importante. E quanto mais, melhor será a prestação do seu site.
Existem formas de comprar ou alugar backlinks às centenas. Por vezes estão relacionadas com empresas como as apresentadas no primeiro ponto.
O problema é que muitos deles já estão referenciados pelo Google como spam ou como hiperligações de pouca qualidade. Podem também ser completamente irrelevantes para o conteúdo do seu site. E isso pode colocar o seu site em apuros. Nomeadamente, quando estas situações são verificadas pelo Google, os sites são extremamente penalizados se não mesmo banidos… Se o seu objectivo era melhorar a sua visibilidade aumentando a sua relevância, vai tudo por agua abaixo.
Erro 3: Inserir keywords em todo e qualquer lugar do seu site.
O motor de buscas da Google usa algoritmos extremamente complexos que são basicamente equações matemáticas que até ao momento ninguém consegue efectivamente decifrar. Podemos obviamente inferir algumas partes dessas equações pela forma como os resultados surgem, mas não totalmente. Alem disso o dito algoritmo está sempre a ser alterado de forma a melhorar os resultados ou adaptar-se à nova realidade. Assim, qualquer truque que hoje até funciona pode deixar de funcionar amanhã. Isto inclui por exemplo o sobreuso de palavras-chave ou meta tags ao longo do seu site na expectativa de que as mesmas façam com que as paginas sejam muito relevantes quando aquela palavra é procurada. Embora isto tenha funcionado no passado, e claro que até certo ponto tem de continuar a funcionar na medida em que as palavras que estão no seu site tem de continuar a ser relevantes para a procura, o Google já consegui encontrar uma forma de verificar quando o uso de determinada palavra no seu site se torna spam. Ou seja, apenas está lá para o efeito de aumentar o ranking.
Portanto a melhor forma de as usar é com alguma sabedoria. Colocar essas palavras nos títulos das páginas. Isto indica em princípio que uma determinada página é muito relevante para aquele conjunto de palavras que compõem o seu título.
De outra forma, e juntamente com os outros erros referidos, existe uma elevada probabilidade de o seu site ser marcado pelo Google como Spam e ser banido dos resultados do Google indefinidamente. Não apenas uma determinada página, mas eventualmente todo o seu site.
Erro 4: escrever conteúdo para os motores de busca e não para os leitores.
Google e outros motores de busca são agora tão espertos que conseguem perceber se o conteúdo das páginas foi escrito para possíveis leitores ou se foi apenas criado para obter boas classificações nos motores de busca. Escrever conteúdo para ser lido é ironicamente a melhor forma de obter classificações. Alem disso quando não é assim a bounce rate, ou seja, a percentagem de pessoas que entram na sua página e imediatamente saem passado pouco tempo porque não lhes interessa aumenta enormemente. E como tal isso também é uma indicação para os motores de busca no sentido de saberem que para aquela busca feita a sua página não é a mais indicada e não corresponde ao que estava a ser procurado. Alem disso os leitores que voltam a sua página também não serão muitos, ficam a saber que o que lhes é apresentado não é interessante. Até podemos ter muitos acessos nos primeiros tempo, até o motor de busca perceber que o seu conteúdo não corresponde ao que as pessoas procuram e como tal baixar o seu ranking e a página cair no posicionamento para as pesquisas. O inverso tambem é verdade, mesmo que nã tenha muito boa classificação, quando alguem entra na sua pagina fica para a ler e volta, isso significa que tem qualidade e o google irá aumentar o seu peso ou relevancia nas pesquisas.
Erro 5: Conteudo copiado
Outro problema de contratar terceiros para fazerem o seu SEO é que não sabe de onde está a vir o conteúdo. Será original ou copiado de outro site? Sera que o obtiveram de um blog? Ou será que foi contratado alguém para o criar sem a mínima ideia ou importância do que está a ser escrito? Se não contratar também pode correr o mesmo risco e fazer isso. Isso é um erro pois o Google verifica o conteúdo e compara com o de outros sites. Se verificar que é igual dará preferência ao conteúdo mais antigo e pode mesmo penalizar o seu site e o seu ranking. Os motores de busca verificam o conteúdo duplicado e detestam essas situações. O conteúdo deve ser original e não opte pela via fácil de copiar conteúdo de outros sites.
Erro 6: Não ter conteúdo
Se o seu site só tiver uma página com os contactos e sobre o que faz ou é, isso é manifestamente pobre. Não tem qualquer conteúdo nem relevância para a pessoa que está a procura de informação na Net sobre determinado assunto. Desta forma o conteúdo é importante. Costuma-se dizer que “o conteúdo é Rei”. Isso quer dizer que podemos dar as voltas que quisermos, se não tivermos bons artigos ou informação, se o conteúdo do nosso site for pobre e sem interesse não teremos bons resultados. Podemos fazer o que quisermos em termos de SEO e optimização do ranking, mas a verdade é que se não existir nada para optimizar não teremos bons resultados.
Como podem ver temos usado muito a palavra conteúdo porque sem dúvida o conteúdo do seu site é muito importante para a sua boa classificação em termos de procuras nos motores de busca. Sem isso, nada serve tudo o que quisermos fazer. É verdade que requer esforço e tempo, mas tudo na vida o requer.
Evitar estes erros talvez seja mais importante do que tentar melhorar o ranking
Algumas páginas por vezes saltam da página 10 do Google para o número 2 sem qualquer explicação. Como é que isso acontece, não temos a certeza, mas não é sem qualquer razão obviamente. Acontece porque o site está activo, a criar artigos interessantes e com relevância e porque interagem com a restante comunidade da internet. Claro que também fazem um SEO com as suas palavras-chave nos tópicos principais, comentários em blogs e notícias de outros site, usam as redes sociais para divulgar os seus artigos, etc… Mas sem dúvida que estão mais preocupados com isso do que com o seu posicionamento numa determinada pesquisa do Google. E surge o dia em que fazem uma pesquisa por “karate amadora” e aí estão eles em primeiro lugar.
A verdade é que qualquer pessoa pode fazer SEO. Apenas use o seu senso comum e não pense muito nisso. Com tempo, se o seu conteúdo for bom, os resultados aparecem.
Que outras acções acham que poderiam ser erros a evitar na busca do melhor ranking e na perspectiva de SEO?
Deixem os vossos comentários.
Sem comentários:
Enviar um comentário