Coisas de tontos

Existem várias coisas tontas e menos tontas sobre as quais podemos falar. Aqui vamos falar de muitas. Todos os temas e assuntos são dignos de serem apresentados. Queremos ser um Blog generalista com um pouco de tudo, desde piadas a assuntos financeiros.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aprender Marketing com a Guerra dos tronos

7 Coisas que podemos aprender sobre Marketing e branding com a Guerra dos tronos

Devemos estar sempre atentos ao que acontece em termos de marketing e branding e procurando nova inspiração.

Como fã da serie de livros e tambem da serie televisiva da Guerra dos tronos nunca me tinha apercebido sobre o quanto é que estão ali espelhados principios de branding a marketing. Mas estão lá e vamos analisar isso um pouco mais em detalhe. Como é que podem ser aplicados aos negocios?

1. Ter um logo poderoso e agressivo

O simbolo para a casa Targaryen’s por exemplo, com o seu dragão de 3 cabeças. Ou a Casa Lannister com o seu leão dourado. Poderoso! Certo?

Ouvi-me Rugir!

Agora comparemos com o simbolo para a casa Greyjoy… eles falam duro, mas o seu Brazão é uma lula de pernas para o ar. Desculpem..., é suposto ser um kraken. De qualquer forma o ponto é que quando o logo é bem feito, ele desperta atenção e respeito. Quando está mal feito, todos se riem nas tuas costas. Porque, simplesmente é dificil levar uma lula a sério.

 
Nós não semeamos!


2. É tambem bom ter um bom lema a acompanhar.

“O inverno está a chegar” poderoso e formidavel. “Fogo e sangue” fixe. “A crescer forte…” esperem, que??? Pelo menos os Tyrell tem uma flor fofa para acompanhar. De qualquer forma, o lema deve capturar, na sua essência, o que você é. Deve ser curto e conciso, mas não demasiado pretencioso. (esta é para os Lannister). As pessoas irão olhar para o seu lema para perceber o que está a oferecer, e se não for bom, elas vão ficar confusas ou desmotivadas com o seu negocio.

O Inverno está a chegar!

 

3. Não chateie os seus clientes

Lembram-se daquela cena em que o Rei Joffrey está a atravessar a cidade de Porto Real, e a populaça começa a atirar-lhe coisas? E a sua equilibrada e ponderada reacção: “matem-nos todos!” o que eu acho que correu muitíssimo bem… Portanto uma lição para aprender: preste atenção aos seus clientes, eles são o sangue da vida do seu negócio. Literalmente!
Sem cliente, não tem negocio, tal como o Rei estaria sem Reino sem os seus leais súbditos. Se algo menos bom acontecer trate disso rápida e graciosamente. Aconteça o que acontecer não começe a cortar cabeças. É mau para as relações publicas…



A crescer forte.


 

4. Lealdade à Marca é Grande. 

Caso não tenha notado, à medida que as coisas aquecem toda a gente toma um lado. A casa X alinha com o rei Y ou faz aliança com a casa Z. Mas e se alguém troca de lados? Tenha cuidado!
E assim é também com a lealdade à Marca.


Os não dominados.
Uma vez que o consumidor escolhe uma marca, ele tem tendência a permanecer fiel a ela… A não ser que haja uma boa razão para mudar. Portanto se forem o novato na arena, é melhor dar aos seus clientes uma boa razão para mudar para o seu lado. E já agora não de motivos para eles procurarem os seus inimigos… Só um aviso.

 

5. Reputação é tudo.

Regicida. King Slayer. Isso aconteceu à que??? Uns 20 anos???? E ainda assim continua a ser a alcunha do Jaime Lannister. Ele não parece conseguir libertar-se dela.
A sua reputação como empresa irá sempre precede-lo, especialmente hoje em dia com as redes sociais e opiniões on-line. Qualquer um pode emitir uma opinião sobre si. Boa ou má. E ela conta. Para sempre! Portanto se a sua reputação for ofendida será quase impossível de a restaurar. Existem empresas que apenas se dedicam a restaurar a reputação de empresas ou pessoas. Para vermos o quanto é importante e frágil esse activo. Pode demorar anos a construir um bom nome e confiança na sua empresa, mas em segundos ela pode ser destruída. Portanto guarde as suas costas.  
Tão alto quanto a honra.


6. Repita a mensagem.

Digamos que, finalmente, matou ou capturou todos os seus inimigos. Um corvo é enviado. Mas isso não faz ceder os inimigos.
Pedaços de corpos são também enviados. Uma mensagem mais clara.
Da mesma forma, os seus clientes precisam de ouvir duas vezes, até mesmo três ou quatro vezes antes de apanharem o que está a dizer. Ou talvez o tenham apanhado logo à primeira, mas bom marketing é sobre repetição para bons resultados.
Repetição traz familiaridade, cria credibilidade, e mantêm-no fresco na memória. Também mostra que está a falar a serio e que está aqui para valer.


Victorian attack!

7. Quando na duvida, dê qualquer coisa.

Daenerys, quando lhe foi dado o poder sobre um exercito de escravos, simplesmente dá-lhes a liberdade. A troco de nada.
Em troca eles dam-lhe a sua lealdade e amor incondicional.
Quando faz coisas coisas surpreendentes, e sai do seu caminho pelos seus fãs ou clientes, eles normalmente respondem favoravelmente. Quanto mais surpreendente é a oferta, mais forte será a resposta. Por isso da próxima vez que quiser marcar pontos, banhe os seus clientes com amorzinho. 
Arainha cavalga para a guerra.


E TU?


Tens algum programa do qual consigas tirar lições? Ou outros princípios e estratégias de marketing que consigas tirar da guerra dos tronos? Onde é que podemos buscar sabedoria menos convencional?


Os sete reinos de Westereos e suas casa e castelos correspondentes.

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