Coisas de tontos

Existem várias coisas tontas e menos tontas sobre as quais podemos falar. Aqui vamos falar de muitas. Todos os temas e assuntos são dignos de serem apresentados. Queremos ser um Blog generalista com um pouco de tudo, desde piadas a assuntos financeiros.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Encanto dos Homens Agressivos

Um Novo estudo lança alguma luz sobre as razões porque as mulheres acham homens combativos atractivos. 

É uma questão muitas vezes colocada quando um homem trata mal uma mulher: O que é que ela vê nele?
Scarlet



Um estudo Alemão lança alguma luz sobre a razão pela qual homens agressivos podem ser tão atraentes. Tudo começa com o acasalamento. De acordo com a teoria de investimento parental, a reprodução é muito mais cara para as mulheres do que para os homens. Enquanto as mulheres tem de investir 9 meses de gravidez, o contributo inicial do homem para a reprodução ferve rapidamente em alguns minutos. Assim, as mulheres têm de ser particularmente selectivas quando a questão é escolher um companheiro para acasalar. Para além dos recursos de um homem, os seus genes são fundamentais no processo de selecção. Afinal, no ambiente imprevisível dos nossos antepassados, uma constituição robusta era meio caminho andado para atingir o ultimo desígnio da evolução: sobreviver e reproduzir-se.   

A pesquisa estabeleceu que, genericamente, as mulheres têm de escolher entre dois tipos de homens: papás e sacanas. Por um lado, os papás são tipicamente mais orientados para o compromisso, confiáveis, leais e carinhosos. No entanto são normalmente menos bonitos, carismáticos e dominantes.  Por outro lado, os “sacanas” são mais sexy, com olhos próximos e maxilares fortes. – mas também tendem a ser exibidos e a explorar os outros. Pior ainda, estes homens muitas vezes incorporam uma trilogia negra, uma personalidade que comporta narcisismo, psicopatia e maquiavélico. Então o que raio faz com que sejam atraentes estes indivíduos questionáveis? Muito simplesmente, eles tem genes de elevada qualidade que podem passar para os seus futuros filhos. Portanto, o pensamento é, que a mulher irá maximizar as suas possibilidades de sucesso reprodutivo escolhendo um “macho man” como um parceiro de curto prazo pelos seus genes, e um homem com uma personalidade mais gentil e carinhosa para seu companheiro de longo prazo.

Contudo, a ovulação pode tornar a escolha esta escolha particularmente desafiante. A pesquisa revela que durante a ovulação, as mulheres mostram uma fraqueza por homens masculinos com genes de alta qualidade. Estudos mostram consistentemente que mulheres férteis preferem homens com feições marcadamente masculinas e dominância social. Por outras palavras, gostam de maus rapazes. Baseado nestas descobertas, os investigadores argumentam que a evolução também favoreça homens que tenham praticado a Guerra. Consequentemente, questionaram-se se a agressividade poderia ser também um sinal de força genética.

Comportamento agressivo vem em duas formas. A primeira é “reacção  ao impulso” que são respostas a estímulos externos ameaçadores. A segunda é “apetite por agressividade” que é motivada internamente. É derivada do prazer intrínseco  que está associado com a violência, caça e combate. Tendo em consideração os estudos que suportam que as mulheres preferem “bad boys” e homens socialmente dominantes para relações de curto prazo, os investigadores questionam-se sobre se o apetite por violência e agressividade não poderá ser também uma espécie de montra para publicitar bons genes. Também especularam que as mulheres podem ser atraídas para homens truculentos durante a ovulação, quando o interesse por genes de alta qualidade está no seu pico. 

Para testar se uma mulher fértil mostraria uma maior preferência por homens do tipo guerreiro, os investigadores realizaram um inquérito on-line a cerca de 1250 mulheres alemãs. As mulheres leram um cenário ficcional sobre um soldado chamado “wilko” que tinha regressado de lutar na Guerra do Afeganistão. Depois disso as mulheres foram instruídas a completar 3 tarefas. Primeiro tinham de considerar “Wilko” para vários tipos de relação. ( um encontro, namorado, companheiro para a vida, amigo platónico, affair sexual e relação de uma noite. Isto através de uma escala de 0 a 7 onde 0 era que não o considerariam para esse tipo de relação e 7 que o desejariam intensamente para esse tipo de relação.) Segundo, depois tinham de classificar este soldado fictício também numa escala de 0 a 7 em relação ao longo de varias dimensões da personalidade ( dominante/submisso; sexualmente atractivo/ sexualmente não atractivo; suave/duro; feminino/masculino; rude/delicado; bom/mau; quente/frio; simpático/desagradável; amistoso/agressivo; inteligente ou não inteligente; saudável/não saudável). E terceiro as mulheres reportavam em que fase estavam do seu ciclo menstrual, para se poder saber se estavam ou não em período fértil. ( também identificaram se estavam a tomar pílula).

O que encontraram? A mulheres preferem homens agressivos para parceiros de curta duração e em particular durante a ovulação. Esta descoberta vem suportar os trabalhos anteriores demonstrando que as mulheres acham características masculinas tais como dominância e estruturas faciais masculinas especialmente atractivas durante o período fértil. Mais ainda este estudo mostra que os sinais de aptidão genética não são apenas físicos mas também comportamentais. Ao mesmo tempo, é importante sublinhar que estes homens foram escolhidos como parceiros de curto prazo. Homens dominantes que tem prazer em ser agressivos trazem pobres benefícios as relações porque eles representam uma ameaça para a família, mostram diminuto investimento parental e relacional. Consequentemente, e como esperado, as mulheres deste estudo preferem homens menos agressivos para relações a longo prazo.


O que podemos aprender com este estudo e investigações relacionadas? Embora possa parecer estranho que uma mulher se possa deixar encantar por um tipo belicoso, existe uma razão lógica por baixo que parece explicar isso pelo menos parcialmente. Ela quer extrair os seus Genes bons para a posterioridade. A pesquisa também mostra que a atracção por homens socialmente dominantes não é apenas psicológica – mas está interligada com a biologia. Portanto apesar de o encanto por um homem agressivo possa ser confuso ao nível emocional, a lente evolucionaria pode trazer uma melhor perspectiva sobre estas motivações.  

Sem comentários:

Enviar um comentário