Pequenos gestos diários podem ajudá-lo a poupar alguns euros.
Para conseguir poupar dinheiro com os combustíveis, uma das formas mais vantajosas é recorrer aos postos de abastecimento que fornecem marcas brancas. Aí pode poupar mais de 12 euros para encher um depósito de 60 litros de combustível. Muitas pessoas falam sobre a qualidade dos combustiveis, que não ~fazem tantos Km ou que podem trazer problemas aos carros. Pode ser verdade mas até ao momento não tenho notado nenhum aumento de consumo quando utilizo estes combustiveis nem que saiba tenho tido maiores problemas no carro pela sua utilização. Mas é um risco a considerar...
Contudo, pode fazer muito mais para baixar sua a factura.
PRIVILEGIE AS MARCAS BRANCAS
Apesar dos preços dos combustíveis estarem a níveis recorde, nem todas as marcas têm preços iguais. Procure os locais onde os preços são mais baixos. Por norma, os postos de marca branca praticam preços inferiores. Esta prospecção pode valer-lhe muitos euros de poupança. Escolher a marca branca mais barata em vez da gasolineira mais cara permite poupar entre 12,78 e 12,6 euros num abastecimento de 60 litros de gasolina e gasóleo em Lisboa, por exemplo. Para ter acesso a esta informação nem precisa sair de casa. Basta visitar o site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/.
NÃO ABASTECER NAS AUTO-ESTRADAS
Se necessitar de abastecer o depósito de combustível tenha o cuidado de não o fazer nas auto-estradas. Se for analisar os preços praticados na gasolina e no gasóleo, facilmente irá comprovar que no ‘ranking' de postos de abastecimento mais caros estão sempre os postos de abastecimento localizados ao longo das auto-estradas. E não pense que existe concorrencia entre elas. Se repara nos sinais informativos sobre os preços nas proximas 3 estações de serviço, facilmente verifica que são todos iguais. Isto porque as pessoas não tem opção de escolha... Não podem sair da AE para procurar e se precisarem tem mesmo de abastecer, seja a que preço for, a opção de abastecer mais à frente numa mais em conta não existe.
APROVEITE OS DESCONTOS DAS MARCAS
As petrolíferas fazem parcerias que permitem aos clientes a obtenção de descontos. A BP tem uma parceria com os supermercados Lidl. Por cada 20 euros em compras no supermercado, os clientes recebem um vale de desconto de até 0,06 euros/litro em abastecimentos iguais ou superiores a 20 litros. Já a Galp tem parcerias com o Modelo e Continente. Quem fizer compras nestes super e hipermercados no valor superior a 40 euros recebe um vale de desconto de cinco cêntimos por litro de combustível na Galp. A petrolífera também tem uma parceria com a Zon. Os portadores do cartão My Zon Card têm um desconto de 6 cênt./litro de combustível. Ao terceiro domingo de cada mês, se abastecer na Galp, a gasolineira dá-lhe um desconto de 6 cêntimos/litro de combustível. Também a Repsol tem diversas parcerias. Quem tiver o cartão Montepio Repsol tem direito a um desconto de seis cêntimos de euros por litro nesta marca. Uma estratégia a seguir regularmente, mas se não tiver descontos, as marcas brancas são muito mais competitivas.
PARTILHE O CARRO
Nas deslocações para o trabalho, uma forma de optimizar os gastos com combustível pode passar pela partilha do carro com outros colegas que morem na mesma zona. Além disso, já existem algumas plataformas na Internet de ‘car pooling' ou de ‘carsharing' para permitirem que várias pessoas partilhem o mesmo automóvel. Em sites como o www.carpool.com.pt/ é possível encontrar parceiros compatíveis com o seu trajecto e estabelecer um acordo de partilha. O mesmo espírito está presente na iniciativa Galpshare. Os interessados poderão aderir a esta ideia através do site http://www.energiapositiva.pt/.
CONDUZA DE FORMA ESTÁVEL
Os especialistas dizem que uma condução estável, sem arranques bruscos e travagens a fundo pode resultar numa poupança de gasolina. Para tal aconselha-se que os condutores façam a transição para uma mudança superior o mais cedo possível. Manter uma velocidade constante ajuda também a gastar menos combustível.
Para alem de uma condução defensiva que lhe permitirá fazer condução defensiva protegendo o a si e a outros de acidentes ainda poupa na sua carteira. A condução desportiva é um desperdicio de combustivél para alem de ser agressiva com os outros condutores e potenciadora de acidentes.
MANUTENÇÃO EM DIA
Uma condição essencial para evitar que o consumo de combustível suba é ter a manutenção do carro em dia. Tenha em atenção se a direcção está alinhada ou não, se os filtros de ar estão sujos ou se os pneus estão com a pressão correcta. Segundo a Agência Internacional de Energia, os pneus com pressão inferior à recomendada levam a um aumento do consumo acrescido de combustível que pode ir até 4%
Sem comentários:
Enviar um comentário