Coisas de tontos

Existem várias coisas tontas e menos tontas sobre as quais podemos falar. Aqui vamos falar de muitas. Todos os temas e assuntos são dignos de serem apresentados. Queremos ser um Blog generalista com um pouco de tudo, desde piadas a assuntos financeiros.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saude em Portugal e a crise

A crise já vai também na saúde.

A nossa ministra informa:

A ministra da Saúde diz que os portugueses recorrem a “demasiadas consultas médicas”, o que agrava o consumismo no Sistema Nacional de Saúde.
"Os portugueses têm demasiadas consultas médicas. É um consumismo da saúde", afirmou Ana Jorge.
De acordo com a titular da Saúde, os portugueses "recorrem às consultas médicas sem necessidade, quando precisariam antes de outro tipo de atendimento prestado por outros profissionais, como enfermeiros ou terapeutas".
"Um hipertenso pode ser vigiado por um enfermeiro que controla a terapêutica e a tensão, se tudo correr bem, não tem de ir todos os meses à consulta médica", exemplificou.
O problema estende-se dos centros de saúde aos hospitais, com as consultas de especialidade.
"Os utentes têm o seu médico de família, podem ir a um especialista para ter uma opinião, mas devem voltar ao seu médico que tem competência para resolver os problemas", disse.
Apesar de haver um número "exagerado" de consultas, "não é por isso que a saúde melhora", sublinhou.
Ana Jorge falava durante uma conferência sobre saúde, promovida no âmbito da discussão do Plano Estratégico da Lourinhã."

Os portugueses são realmente uma erva daninha que merece ser exterminada... São todos uma cambada de consumistas e preguiçosos. Não produzem nada, não trabalham, são burros, são parvos, são incompetentes e obviamente são saudáveis pela opinião da ministra.

Realmente é melhor prepararmo-nos pois se na generalidade o sistema de saúde em Portugal cada vez funciona pior devido ao excesso de utentes, falta de médicos, falta de meios, etc... ainda vai piorar.
Todos sabemos que muita gente usa os serviços de saúde indiscriminadamente, sem na verdade precisar, para falar um bocadinho, para ir buscar uma baixa, etc. Mas acredito que a maioria apenas vai quando realmente precisa. E dizer uma coisa destas não fica bem...
Alem disso, o aumento de pessoas, crianças e idosos, a morrer por aquilo que a mim me parece uma completa niglicencia medica, tem aumentado.
Agora vamos ao medico e eles não mandam fazer analises, nem testes, nada... Tem de ser tudo implorado para que nos vejam. Isso é consequencia deste tipo de atitude e pensamento. Como o da ministra da saúde.
Todos somos culpados, mas este tipo de pensamento não pode ser dito. É incorrecto.
Temos é de ver quem são as pessoas que vão, por exemplo a consultas, todas as semanas, algumas todos os dias e se existe justificação para isso... Se não houver penalizar com um aumento de taxa por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário